sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Historia do Narguile

                                            

Acredita-se que o narguilé surgiu na Índia, as peças mais primitivas eram feitas com madeira e um côco que fazia o lugar do corpo (O nome origina-se do persa nãrgil, que significa"cocô") .
Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o principio comum é o fato de que a fumaça passar pela água antes de chegar ao apreciador.
Com o desenvolvimento das civilizações e as expansões territoriais (Principalmente dos países europeus),o narguilé, já similar ao que conhecemos hoje (com base de cerâmica ou de porcelana e o corpo de metal),começou a ser divulgado pelo mundo.
Na Mão dos Árabes, Narguilé foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo,tanto por homens como por mulheres, como objetivo de socialização,acompanhado de café e prosa.

O Narguilé e formado por:

>Base (jarro ou vaso): Peça central do narguilé; Assemelha-se a um vaso. Onde se coloca a bebida.

>Corpo: Peça cilíndrica que sustenta o fornilho e conecta-se á base. Na base, projeta um tubo para dentro da bebida, que conduz a fumaça para a mangueira.

>Fornilho (Rosh, Cabeça ou Cerâmica): Peça de barro ou cerâmica onde coloca-se o tabaco, por cima deste o carvão em brasa.


>Mangueira: É por onde se aspira a fumaça. Uma ponta termina numa piteira e a outra encaixa-se na parte superior do corpo do Narguilé (acima do liquido).
O fumo utilizado é especial para narguilés, usualmente feito com tabaco e frutas ou aromatizantes (sendo Bastante variados).O carvão utilizado também e especial.



Não precisa ser amante de Narguile,mas precisa saber valorizar a amizade e a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário